quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O que é HIDROLIPODISTROFIA GINÓIDE?

    Celulite

    A Celulite recebe vários nomes científicos como: Lipodistrofia Ginóide, Lipodistrofia Edemato – Fibroesclerótica, Lipoesclerose ou Paniculopatia. 

    Lipodistrofia significa gordura com crescimento anormal, Ginóide é referência ao sexo feminino, Paniculopatia é doença do tecido gorduroso embaixo da pele, Edemato-fibroesclerótica significa inchaço, retração e endurecimento e aparece no tecido conjuntivo dérmico normalmente após a puberdade.

    O tecido gorduroso fica embaixo da epiderme e sobre os músculos. A reserva de gordura do organismo se dá quando se come demasiadamente e erroneamente, fazendo com que as células aumentem seu tamanho e quantidade.

    Como reação de defesa própria, o organismo procura guardar o alimento dentro do corpo, pois caso falte comida, a pessoa que tem este acúmulo, suportará por mais tempo sem alimento.

    O acúmulo de gordura está presente na região da hipoderme, que é um tecido especial com funções de sintetizar, renovar, estocar e distribuir substâncias e nutrientes dependendo das estruturas ou órgãos onde este tecido se coloca. Envolvendo ou sustentando estruturas ou participando do metabolismo orgânico, o tecido adiposo pode sofrer alterações devido à instalação da celulite.

    No processo de aumento de volume gorduroso, ocorrem alterações da microcirculação, assim como uma modificação da rede fibrosa (espessamento de fibras e polimerização molecular), aparecendo a chamada Celulite. Podemos citar entre os principais sinais de celulite a presença de irregularidades na região acometida onde observa-se a dilatação dos folículos pilossebáceos caracterizando o aspecto "casca de laranja".

    Os hormônios femininos (estrógeno, progesterona, folículo-estimulante) são os principais causadores de celulite. Alterações da produção, uso de medicamentos com estes hormônios, desequilíbrio entre estrógeno e progesterona, testosterona, hormônios da tireóide, hormônios das glândulas supra-renais, podem desencadear ou agravar a celulite por vários mecanismos. Eles interferem no metabolismo das gorduras, na circulação linfática e venosa, facilitam a retenção de água e sal e além disso, coordenam a deposição de gordura no abdome, quadril e coxas para dar ao seu corpo o aspecto feminino. Existe uma tendência, na mulher, a haver maior deposição de gorduras nas regiões do corpo onde a celulite é mais freqüente.

    São considerados 4 estágios de evolução da celulite.

    1º Estágio
    Acontece um aumento de volume das células do tecido gorduroso na região acometida ocasionado por acúmulo de gordura dentro da célula. Há uma hipertrofia da camada de tecido adiposo, sendo característico de uma pré-disposição ao problema. Existem sinais termográficos de desordem microcirculatória, alteração vasomotora, arteriolar, pastosidade cutânea, a elasticidade diminui.
    Necessita de compressão do tecido e contração muscular. Na termografia (um exame que demonstra o grau de celulite) pode aparecer o aspecto chamado "Moucheté" que representa aumento de temperatura provocada por edema e hiperpermeabilidade dos capilares sangüíneos. A pele nas coxas e glúteos é lisa, tanto na posição deitada como na posição em pé.
    Este estágio o tratamento ainda é simples. Pode se realizar a auto-drenagem com movimentos leves de massagem com creme anti-celulítico após o banho, e boa alimentação.

    2º Estágio
    Começam a surgir alterações anti-estéticas, principalmente em mulheres magras. Ocorre uma distermia zonal, uma hipotermia. Uma discreta parestesia, como um formigamento.
    O aumento do volume das células provoca alteração circulatória por provocar a compressão das microveias e vasos linfáticos. O sangue e a linfa (líquido aquoso que banha as células) ficam represados . Ocorre então um maior "inchaço" das células gordurosas e detritos tóxicos, que deveriam ser eliminados, começam a ficar acumulados. Na pele já é possível se observar irregularidades à palpação e ainda não existe dor.
    Na termografia o aspecto "Moucheté" é mais característico aparecendo edema. já podem ser vistos como irregularidades na superfície da pele, mesmo sem palpação. Apresenta alteração de sensibilidade. Neste estágio o tratamento já é necessário com o uso de aparelhos, medicamentos e drenagem linfática.

    3º Estágio
    Este estágio pode estar presente tanto em mulheres magras quanto obesas, uma desordenação do tecido e aparecimento dos nódulos. Vemos a pele lisa somente na posição de descanso, mas mostra ondulação na posição em pé. Há uma alteração do relevo, lesão de fibras conjuntivas, pele frequentemente com hipotonia, sensibilidade aumentada. Começa a existir uma fibrose, que é o endurecimento do tecido de sustentação (onde estão as fibras) e a circulação fica ainda mais comprometida .
    Pode aparecer as teleangectasias. A pele tem o aspecto parecido com "Casca de Laranja". Ocorre a sensação de peso e cansaço nas pernas. Na termografia aparece o aspecto de "Pelle di Leopardo" que é a presença de inúmeras manchas termográficas, denotando a desorganização do tecido, com várias temperaturas e a presença de edema e estase venosa. Nesse estágio a celulite ainda pode ser tratada com boa porcentagem de sucesso.

    4º Estágio
    Há hipotonia cutânea, a palpação é dolorosa, o pinch test é positivo e a dor é espontânea.
    O inchaço desordenado das células gordurosas é acentuado, o tecido de sustentação se torna mais endurecido (fibroesclerose) e a circulação de retorno está muito comprometida. Nesse estágio, a celulite é dura e a pele fica "lustrosa", cheia de depressões, com aspecto de Matelasse, ou seja, bem visível em qualquer posição. As pernas ficam pesadas, inchadas, doloridas e a sensação de cansaço está freqüentemente presente, mesmo sem esforço. Na termografia aparecem os aspectos anteriores já descritos e surgem os "Black Holes", ou "Buracos Negros", que são regiões de circulação diminuída, representando uma coalizão de vários micronódulos em macronódulos e a presença de significativa fibrose. Torna-se ainda mais difícil, devido ao comprometimento de outros setores como o sistema veno-linfático havendo até formação de edemas. Neste caso, pode haver a necessidade de uma intervenção cirúrgica, no caso a lipoaspiração.

    Tratamento Preventivo
    • Alimentação balanceada
    • Orientação no vestuário
    • Condições no Trabalho
    • Atividade física
    • Relaxamento
    • Correção dos hábitos tóxicos
    • Regulação do trânsito intestinal
    • Patologias associadas

    Tratamento da celulite
    "Você é aquilo que você vive e aquilo que você come". Quem gosta de vida boa e muita comida e bebida vai ter o contorno corporal associado a esse tipo de vida. Quem tem alimentação saudável e pratica exercícios terá com certeza um contorno corporal muito melhor, mais bonito e saudável. Procure comer bem em qualidade e não em quantidade. Então trataremos a celulite com boa alimentação, muita drenagem linfática manual e/ou com equipamentos adequados, Eletroforese, Estimulação Muscular, Ionização e Vacuoterapia. E de uso exclusivo médico, utilizar a Mesoterapia.
    Se não há excesso de gordura, celulite ou flacidez instalada apenas exercícios bem orientados são suficientes. Uma boa orientação é imprescindível e se a idade for mais avançada, faz-se necessária a avaliação médica antes de começar qualquer atividade física. Para quem tem celulite e gordura localizada, a recuperação da forma corporal depende da ação combinada de tratamento estético, exercícios e dieta.
    Os tratamentos mobilizam (liberam) as gorduras das áreas em que elas são mais fixas na mulher.


    O importante é fazer as coisas com prazer e que se esteja bem consigo mesmo, assim qualquer tratamento terá melhores resultados. 

    Eletroforese

    A Eletroforese de grande extensão é uma técnica importante dentro dos recursos de tratamentos corporais e faciais.
    As dificuldades de retorno veno-linfático observados nas pessoas dependem de diversos fatores que se relacionam à idade cronológica, à hereditariedade, aos hábitos de vida (profissão, alimentação), a alguns tipos de disfunções ou cirurgias, ao uso de determinados medicamentos, ao fumo, etc.
    A redução do fluxo veno-linfático traz inúmeros inconvenientes ao organismo que se refletem em todo metabolismo celular e tecidual levando a quadros severos como a formação de edemas.
    Um dos objetivos principais da eletroforese orgânica é atuar promovendo uma maior ativação da circulação veno-linfática atenuando os quadros de comprometimento vascular como linfoedemas, celulite, insuficiências de retorno circulatório, etc.
    A eletroforese consiste na aplicação do polo positivo da corrente Galvânica no tronco e do polo negativo nos membros inferiores, ocorrendo inversão de polaridade na metade do tempo programado para haver mudança na direção do fluxo de íons. Desta forma, a ação do polo positivo e do polo negativo sobre o organismo proporciona a formação de um campo magnético que provocará a mobilização dos íons presentes nos líquidos intersticiais e consequentemente, haverá aumento das trocas iônicas a nível tecidual. 

    Drenagem Linfática

    A circulação linfática está intimamente ligada à circulação sanguínea e aos líquidos teciduais, pois os mesmos são absorvidos e transportados pela extensa rede de capilares linfáticos, atravessam os gânglios, são filtrados e recolocados na circulação sanguínea. 
    O líquido que percorre o sistema linfático é a linfa, que tem direção centrípeta, e desemboca no canal linfático direito e no ducto torácico.
    Este fluxo linfático depende de fatores intrínsecos e extrínsecos para seu funcionamento em equilíbrio: localização das válvulas que evitam refluxo, a boa contratibilidade dos vasos linfáticos, a contração muscular, peristaltismo intestinal, respiração, pressões intertorácicas, compressão externa dos tecidos e alterações térmicas.
    Baseados em alguns desses recomenda-se a drenagem linfática manual ou com equipamento adequado, procedimento que deve ser feito pela profissional especialmente treinada. É um tratamento fundamental no controle da celulite.

    Estimulação Muscular

    No envelhecimento fisiológico, observamos perda de massa muscular esquelética de forma progressiva e contínua que vai sendo substituída por tecido adiposo.
    A perda de massa muscular é menor nas pessoas que mantém uma atividade constante, como a prática de esportes, ginástica, caminhadas, etc.
    A hipotonia muscular que provoca o quadro de flacidez, é resultado da redução da síntese de proteínas observada no envelhecimento orgânico com perda da elasticidade das fibras.
    Para se combater este quadro, podem ser utilizadas técnicas como estimulação muscular por eletroterapia e algum tipo de atividade física, pois tendem a provocar um aumento da massa com enrijecimento da musculatura trabalhada.
    Devido à características anatômicas próprias, as mulheres tem dificuldade de exercitar alguns grupos musculares, exatamente onde costuma depositar e alterar o aspecto da gordura (abdômen, glúteos, face interna da coxa). A estimulação muscular com eletroterapia exercita esse grupos musculares. Importante método auxiliar e no controle da celulite e da gordura localizada.

    Ionização

    A corrente galvânica apresenta fluxo de elétrons constante e ininterrupta com mesma direção ou polaridade direcionada do polo positivo ao negativo, sendo na Estética utilizada em tratamentos faciais como eletrocoagulação, desincruste, ionização e em tratamentos corporais como eletroforese de grande superfície e ionização de enzimas lipolíticas.

    Em Estética Corporal a ionização é empregada como um meio de infiltração de enzimas lipolíticas como soluções de Centelha Asiática, Hialuronidase, Algas Marinhas que irão atuar reduzindo o tecido adiposo, ou seja, diminuirão a espessura dos depósitos de gordura. 

    Vacuoterapia
    Compressão metódica do corpo ou de parte dele com manobras realizadas através de aparelhos de modo sistemático para melhorar a circulação ou para se obterem outras vantagens terapêuticas.

    Não devem ser realizadas manobras violentas ou que causem dor;

    Tanto a velocidade quanto a pressão devem ser uniformes porém variam de acordo com a região.

    Realizadas em forma de deslizamento superficial e/ou profundo em : Pés, pernas, coxas, glúteos, região lombar, torácica, abdome, braços, mãos, cervical e facial.

    Contra-indicações:

    Processo inflamatório
    Lesões cutâneas
    Tumores malígnos
    Queimaduras
    Cardiopatias
    Insuficiência hepática
    Teleangectasias

Um comentário:

  1. Em tempos sofri muito com a minha celulite, é um mal terrível.
    Adorei ler o seu artigo, obrigada.

    ResponderExcluir