terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Tensão Pré-menstrual

O que é tensão pré-menstrual?

Muitas mulheres podem apresentar, alguns dias antes da menstruação, uma série de sintomas, tais como irritabilidade, depressão, choro fácil, dor de cabeça, desânimo, vontade de comer algo como doces, cansaço ou dores nas mamas, pernas e barriga, que frequentemente passam despercebidos e desaparecem com a menstruação. No entanto, quando esses sintomas tornam-se mais intensos, passando a prejudicar as suas atividades do dia a dia ou  o seu relacionamento com outras pessoas, fique atenta, pois você pode estar com TPM.

Qualquer mulher pode ter TPM?

Embora a TPM possa ocorrer em qualquer idade durante o período reprodutivo, ela é muito mais frequente após os 30 anos e ocorre de forma moderada ou intensa em 35% das mulheres.

Como saber se tenho TPM?

É muito simples descobrir se você tem TPM. Para isso anote diariamente em um calendário tudo o que você estiver sentindo ao longo do dia. Faça isso durante dois meses seguidos, sem esquecer de anotar os dias da menstruação. Observe as suas anotações e verifique se os sintomas aparecem alguns dias antes da menstruação e se desaparecem com ela. Se isso estiver ocorrendo, então você tem TPM. Se os sintomas persistirem após o término da menstruação, então não é TPM. 

Existe tratamento para a TPM?

Sim, existe. A escolha do tratamento dependerá do tipo e intensidade de sintonia que você sente. Por exemplo, se você tiver uma discreta dor de cabeça, o tratamento será diferente da mulher que tiver muita irritabilidade e ansiedade.

Quando preciso tratar a TPM?

O tratamento da TPM deve ser feito sempre que os sintomas estiverem interferindo no desempenho profissional, social e familiar. Isso não quer dizer que, obrigatoriamente, você precise sempre tomar medicamentos. Existem várias alternativas de tratamento, mas o mais importante é você se conscientizar de que sua vida ficaria muito melhor se aprendesse a se conhecer e a controlar suas reações.

O que posso fazer para diminuir os sintomas da TPM?

* Observe-se e aprenda a se policiar;
* Faça exercícios;
* Use um tempo a mais cuidando de você. Capriche no visual.
* Coma mais verduras, frutas e alimentos que atuem como diuréticos, por exemplo: morango, melancia, alcachofra, aspargo, salsa, agrião;
* Evite café, sal, doces e álcool;
* Procure ajuda médica.

Se após tentar tudo isso e a TPM continuar, procure tratamento especializado, pois hoje em dia existem vários medicamentos que podem reduzir não só os sintomas físicos, mas também os psíquicos. 

A mulher que aprende a controlar a TPM melhora a sua qualidade de vida e daqueles que convivem com ela.